O presidente Donald Trump disse, nesta quarta-feira (8), que as autoridades chinesas informaram que o vice-primeiro-ministro Liu He viajará a Washington para “selar um acordo comercial”, depois que a negociação pareceu ter ficado em perigo nos últimos dias.
“A China acaba de nos informar que eles (o vice-primeiro-ministro) estão chegando aos Estados Unidos para fechar um acordo”, tuitou o presidente.
Liu He, considerado próximo do presidente Xi Jinping, viajará a Washington na quinta-feira para a 11ª rodada de negociações, em um momento em que o diálogo parece estar parado e Trump anunciou a imposição de tarifas sobre 200 bilhões de dólares em importações.
A possibilidade de ambas as potências não chegarem a um acordo, após meses em que as duas equipes destacaram os “avanços”, gerou nervosismo nos mercados de ações ao redor do mundo. O anúncio feito por Pequim na terça-feira de que Liu viajaria para Washington trouxe alívio aos mercados.
Trump quer um maior acesso ao mercado chinês e elimina as barreiras para reduzir o déficit comercial colossal entre os dois países no valor de 378,7 bilhões de dólares.