Trump diz que não compareceria a eventual reunião do G7 sugerida por Macron

Mais cedo, Macron se ofereceu para sediar uma reunião do G7 convidando a Rússia e outros países

REUTERS/Evelyn Hockstein
Donald Trump Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein

O presidente americano Donald Trump disse nesta terça-feira, 20, que não compareceria a uma eventual reunião de emergência do G7 esta semana para discutir a guerra na Ucrânia, proposta pelo líder francês Emmanuel Macron.

+ Macron x Trump: do aperto de mão de aço à ameaça de ‘tarifaço no champanhe’

Trump foi questionado em uma coletiva de imprensa na Casa Branca sobre uma “mensagem privada” do presidente francês que publicou mais cedo nesta terça em sua rede Truth Social, e que sugeria uma reunião de emergência do G7 em Paris na quinta-feira.

Perguntado sobre se estaria disposto a participar de tal reunião, disse que “não”, embora Macron já tivesse indicado que o encontro não aconteceria esta semana.

O que diz Macron?

O presidente francês, Emmanuel Macron, disse mais cedo que não há nenhuma reunião do G7 “prevista” para quinta-feira em Paris, após o francês solicitar um encontro com Donald Trump para tratar sobre a Groelândia.

“Não há nenhuma reunião prevista. A Presidência francesa está disposta a organizar uma”, disse Macron a um jornalista da AFP à margem do Fórum Econômico Mundial, na estação de esqui suíça de Davos.

Na mensagem enviada a Trump, o presidente da França disse que não entendia o que o presidente dos Estados Unidos estava “fazendo na Groenlândia” e se ofereceu para sediar uma reunião do G7 convidando a Rússia e outros países, de acordo com uma captura de tela das mensagens publicada por Trump em sua conta no Truth Social.