O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (22) que a fabricante de semicondutores Intel “aceitou” ceder 10% de suas ações ao governo americano.
“Eu disse: “Acho que vocês deveriam nos dar 10% da sua empresa'”, declarou Trump a jornalistas sobre uma reunião que teve na semana passada com o diretor executivo da Intel, Lip-Bu Tan.
“Eu disse: ‘Acho que seria bom ter os Estados Unidos como parceiro’… eles aceitaram fazer isso, e acredito que é um grande acordo para eles”, acrescentou o presidente.
O governo americano pretendia obter ações da empresa em troca de subsídios já planejados pelo ex-presidente Joe Biden, segundo esclareceu na semana passada o secretário de Comércio, Howard Lutnick.
Esses subsídios faziam parte da Lei Chips, aprovada durante o mandato de Biden e destinada a fomentar o estabelecimento de toda a cadeia de valor de chips e semicondutores no país.
O presidente republicano busca atrair empresas para os Estados Unidos impondo tarifas sobre produtos importados.
“Deveríamos receber capital em troca do nosso dinheiro”, declarou Lutnick naquele momento. “Pagaremos o dinheiro comprometido pela administração de Joe Biden e receberemos ações em troca”.
No entanto, uma participação na Intel não implicaria direitos de voto nem um assento no conselho de administração do grupo, especificou o secretário de Comércio.
A Intel é uma das empresas mais emblemáticas do Vale do Silício, mas seu sucesso tem sido ofuscado pelas gigantes asiáticas TSMC e Samsung, que dominam o mercado de semicondutores.
No início de agosto, Trump atacou Lip-Bu Tan, acusando-o de “enfrentar um grave conflito de interesses” e exigindo sua “demissão imediata”.
Posteriormente, ele o recebeu na Casa Branca em 11 de agosto, em uma reunião que o presidente americano qualificou como “muito interessante”.
O gigante japonês de investimentos em tecnologia SoftBank Group também anunciou na semana passada a intenção de investir 2 bilhões de dólares (R$ 10,8 bilhões) na Intel, o que elevaria sua participação para 2%.
aue-els/vla/dg/nn/am