O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, minimizou nesta sexta-feira (25) a preocupação com a escalada de tensões entre Índia e Paquistão, ao afirmar que a disputa entre essas duas potências nucleares vizinhas “será resolvida de uma forma ou de outra”.
A bordo do avião presidencial Air Force One, Trump respondeu a jornalistas sobre as tensas relações entre Índia e Paquistão após um ataque armado mortal contra civis na conflituosa região da Caxemira, administrada pela Índia.
“Houve tensões naquela fronteira por 1.500 anos, então é a mesma coisa de sempre”, disse Trump. “Mas eles vão resolver, de uma forma ou de outra”.
A província da Caxemira foi dividida entre Índia e Paquistão desde sua independência em 1947. Ambos os países reivindicam soberania total sobre o território, mas governam diferentes porções dele.
Grupos rebeldes mantêm uma insurgência armada na Caxemira controlada pela Índia desde 1989, e pedem sua independência ou a fusão com o Paquistão.
No mais recente episódio de violência, na terça-feira, homens armados mataram 26 turistas na localidade de Pahalgam, na Caxemira.
Islamabad negou qualquer envolvimento com o ataque e classificou como “frívolas” as tentativas de relacionar o Paquistão ao massacre.
dk-aue/vla/des/acb/cjc/am