Trump diz que IA fez vídeo de saco plástico sendo jogado de janela da Casa Branca

REUTERS/Brian Snyder
Donald Trump Foto: REUTERS/Brian Snyder

O presidente Donald Trump, dos EUA, negou nesta terça-feira, 2, que um vídeo viral mostrando um saco plástico preto sendo jogado de uma das janelas da Casa Branca, em Washington D.C., seja real. O chefe de estado alegou que a gravação foi feita com IA (Inteligência Artificial).

“Provavelmente isso é gerado por IA”, declarou o americano a um repórter ao ser perguntado sobre as imagens no Salão Oval. As informações são do “The New York Times” e da “CNN Politics”.

+ Venezuela acusa governo Trump de forjar ataque a navio com IA

+ ‘Se perdermos o caso das tarifas, será o fim dos EUA’, afirma conselheiro de Trump

O presidente acrescentou que conhece as janelas do andar onde o saco plástico teria sido jogado. “Primeiro, elas são seladas, e segundo, cada janela pesa cerca de 600 libras [equivalente a 270 quilos].”

O vídeo, que repercutiu no Instagram, mostra um saco plástico preto sendo jogado de uma das janelas do segundo andar da Casa Branca, onde está localizada a residência particular de Trump.

Confira o vídeo:

Após ver a gravação, o americano reiterou que era falsa e disse que poderia ter sido feito com IA. “Se algo realmente ruim acontecer, apenas culpe a IA”, brincou o presidente.

O chefe de estado acrescentou que a primeira-dama Melania Trump chegou a reclamar por não poder abrir as janelas da Casa Branca. “Ela disse: ‘Adoraria que entrasse um pouco de ar fresco’. Mas não dá. Elas são à prova de balas.”

Apesar da declaração de Trump, duas fontes próximas disseram que o vídeo era real e tinha relação obras e reformas que estavam acontecendo no local.

Além disso, Hany Farid, professor da Universidade da California e diretor da GetReal, uma empresa que detecta deepfakes, afirmou que não há evidências de que a gravação tenha sofrido manipulação por IA.

“Não detectamos nenhuma marca d’água digital que às vezes é inserida no momento da geração da IA. As sombras na cena, incluindo a sombra projetada pela sacola lançada, são todas fisicamente consistentes”, considerou Farid.

Trump não esteve na Casa Branca durante o fim de semana. O americano passou o sábado, o domingo e a segunda-feira em seu clube de golfe na Virgínia.