Trump diz que convenceu Coca-Cola a mudar receita nos EUA: ‘Açúcar de verdade’

REUTERS/Mike Blake/File Photo
Foto: REUTERS/Mike Blake/File Photo

O presidente Donald Trump disse na quarta-feira, 16, que a Coca-Cola concordou em usar açúcar de cana em suas bebidas nos Estados Unidos após suas conversas com a empresa.

O refrigerante produzido para o mercado americano normalmente é adoçado com xarope de milho, mas utiliza açúcar de cana em alguns outros países, como o Brasil.

“Tenho conversado com a Coca-Cola sobre o uso de AÇÚCAR DE CANA VERDADEIRO na Coca-Cola nos Estados Unidos, e eles concordaram em fazê-lo. Gostaria de agradecer a todos os responsáveis da Coca-Cola”, disse Trump em uma postagem na Truth Social.

Um porta-voz da Coca-Cola disse que a empresa, com sede em Atlanta, compartilhará em breve detalhes sobre os novos produtos e que aprecia o entusiasmo de Trump por seu produto.

A iniciativa “Make America Healthy Again” (Faça a América Saudável Novamente), do governo Trump — nomeada em homenagem ao movimento social alinhado ao secretário de Saúde Robert F. Kennedy Jr. — tem pressionado empresas de alimentos a alterar suas fórmulas para remover ingredientes como corantes artificiais.

Kennedy também tem sido crítico quanto à quantidade de açúcar consumida na dieta americana e afirmou que as diretrizes alimentares atualizadas, que serão divulgadas neste verão, aconselharão os americanos a comerem “alimentos integrais”.

Um relatório de maio da Comissão MAHA, um painel convocado por Trump e encarregado de identificar as causas das doenças crônicas, afirmou que o consumo substancial de xarope de milho com alto teor de frutose pode desempenhar um papel na obesidade infantil e em outras condições.