O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (29) que imporá novas sanções, principalmente “tarifas”, à Rússia caso o país não encerre os combates na Ucrânia em dez dias.
O mandatário americano já havia demonstrado insatisfação na última segunda-feira, 28, afirmando que “não havia mais motivo para esperar” o fim do conflito, além de diminuir o prazo para que Putin tomasse uma decisão.
“Dez dias a partir de hoje”, respondeu Trump aos repórteres que o questionaram a bordo do Air Force One sobre o prazo que ele estabeleceu para Moscou encerrar a guerra.
Ataques em Zaporizhzhia
A nova declaração de Trump ocorre após novos ataques russos que mataram ao menos 25 civis em Zaporizhzhia, sul da Ucrânia, nesta terça-feira, 29. Mais de 10 prisioneiros estavam entre as vítimas, além de uma mulher grávida de 23 anos.
O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, descreveu o bombardeio como “deliberado e intencional”. Ele garantiu que “os russos não podiam ignorar que estavam atacando civis no estabelecimento”.