Trump diz que anúncio de Macron sobre Palestina não é importante

WASHINGTON, 25 JUL (ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (25) que o anúncio feito pelo seu homólogo da França, Emmanuel Macron, de que seu país reconhecerá oficialmente a Palestina como um Estado “não importa” porque “não mudará nada” na situação no Oriente Médio.   

“Ele [Macron] é um cara legal. Ele é um jogador de equipe, basicamente. Mas aqui está a boa notícia: o que ele diz não importa. Não vai mudar nada”, afirmou o republicano à imprensa reunida no jardim da Casa Branca pouco antes de sua partida para a Escócia.   

Segundo Trump, a declaração de Macron “não tem peso”, mas não o convence.   

Ontem (24), o presidente da França anunciou que o seu país vai reconhecer a Palestina como um Estado e formalizará a ação durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), agendada para setembro.   

Para Macron, a decisão foi tomada em consonância com o compromisso histórico da França “com uma paz justa e duradoura no Oriente Médio”.   

“A prioridade urgente hoje é acabar com a guerra em Gaza e levar alívio à população civil. A paz é possível”, escreveu ele, enfatizando a necessidade de um cessar-fogo imediato, da libertação de todos os reféns e de ajuda humanitária maciça para o povo” do enclave palestino.   

Logo após, o governo Trump condenou veementemente o anúncio por meio do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio.   

“Esta decisão irresponsável serve apenas à propaganda do Hamas e representa um retrocesso para a paz. É um tapa na cara das vítimas de 7 de outubro”, escreveu Rubio em sua conta oficial na rede social X. (ANSA).