WASHINGTON, 26 SET (ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (26) que está próximo de um acordo para encerrar a guerra na Faixa de Gaza e libertar e libertar os reféns israelenses mantidos em cativeiro pelo Hamas.
A declaração foi dada pelo magnata antes de deixar a Casa Branca para participar do torneio de golfe Ryder Cup em Nova York.
“Estamos muito perto de um acordo em Gaza que libertará os reféns e trará paz”, afirmou o republicano.
O presidente disse ainda que o conflito no enclave palestino seria a oitava guerra que ele conseguiria encerrar desde que retornou ao poder em janeiro passado.
Nesta semana, durante abertura da Assembleia Geral da ONU, Trump já havia defendido a liberação de todos os reféns do Hamas.
Além disso, ontem (25), o magnata falou sobre o possível acordo durante uma reunião com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan. “Preciso me encontrar com Israel. Acho que podemos fazer isso. Espero que consigamos. Muitas pessoas estão morrendo, mas queremos os reféns de volta”, enfatizou.
A expectativa é de que o líder norte-americano se reúna na próxima segunda-feira (29) com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, na Casa Branca, para discutir a guerra em Gaza, no que será o quinto encontro deles neste ano. (ANSA).