Trump diz ‘não ter nada a ver’ com foto vestido de papa

WASHINGTON, 5 MAI (ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, garantiu nesta segunda-feira (5) “não ter nada a ver” com a foto na qual aparece vestido como um papa, mas afirmou que os católicos gostaram.   

“Não tenho nada a ver com a minha foto vestido de papa, provavelmente foi criada com inteligência artificial”, declarou ele à imprensa na Casa Branca.   

Segundo o republicano, “os católicos gostavam dela” e, inclusive, sua esposa, a primeira-dama Melania Trump, a achou “bonitinha”.   

A fotografia, divulgada nos perfis oficiais da Casa Branca e na Truth Social a poucos dias do conclave que definirá o sucessor do papa Francisco, mostra o republicano sentado em uma cadeira de estrutura dourada, usando batina, mitra e crucifixo no pescoço.   

Além disso, ele é visto em gesto de bênção, com o dedo indicador direito apontando para o céu, e com a mão esquerda apoiada na coxa. Aparentemente, o retrato teria sido produzido por Inteligência Artificial (IA).   

A fotografia foi criticada por diversos usuários nas redes sociais e também pelo cardeal Timothy Dolan, arcebispo de Nova York, que não aprovou a publicação. O religioso de 75 anos, eleitor no conclave e um dos favoritos para assumir a liderança da Igreja Católica, declarou que o republicano fez um “papelão”.   

“Não foi bom, espero que não tenha nada a ver com isso”, disse o americano. (ANSA).