Mundo

Trump divulga carta de Kim e relata ‘grandes progressos’

SÃO PAULO, 12 JUL (ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou nesta quinta-feira (12), no Twitter, uma carta enviada em 6 de julho pelo líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e afirmou que “grandes progressos estão sendo feitos”.   

No texto, Kim aborda a reunião que os dois tiveram em Singapura, em 12 de junho, dizendo que o encontro foi o início de uma jornada “significativa”. “Eu aprecio profundamente os esforços enérgicos e extraordinários feitos por Vossa Excelência para a melhora das relações entre os dois países”, afirma o norte-coreano.   

“Eu acredito firmemente que a vontade forte, os esforços sinceros e a abordagem única minha e de Vossa Excelência para abrir um novo futuro entre a República Democrática Popular da Coreia e os Estados Unidos certamente darão frutos”, acrescenta.   

No fim da carta, Kim diz ter “convicção” de que o “histórico progresso” nas relações bilaterais “levará à nossa próxima reunião”. A cúpula de Singapura foi a primeira entre líderes dos dois países e representa o ponto mais alto no processo de pacificação da Península da Coreia, iniciado em janeiro.   

No entanto, o comunicado conjunto assinado por Kim e Trump não traz ações concretas e fala em um vago compromisso com a “paz duradoura” e a “desnuclearização”. (ANSA)