O presidente Donald Trump acusou hoje (15) o Partido Democrata, de oposição, pela separação de crianças e pais que tentam cruzar ilegalmente a fronteira dos Estados Unidos com o México.

“Eu odeio crianças sendo retiradas [de seus pais]. Os democratas têm que mudar a lei. Essa é uma lei deles”, disse Trump, em entrevista no gramado da Casa Branca.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump - Agência Reuters

Culpa é dos democratas, diz Donald Trump, ao comentar separação de crianças dos pais que tentam entrar nos Estados Unidos pela fronteira com o México (Agência Reuters)

No início desrte mês, Trump já tinha culpado os democratas pela separação de famílias em uma mensagem pelo Twitter. Na ocasião, o presidente atrinuiu o problema às “más leis aprovadas pelos democratas”.

A legislação que permite a separação das crianças dos pais sempre existiu, segundo especialistas em imigração nos Estados Unidos. A diferença, no entanto, é que o texto não era aplicado com o atual rigor.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Em maio, o procurador-geral dos Estados Unidos, Jeff Sessions, anunciou que começaria a implementação de uma norma de “tolerância zero” na fronteira. De acordo com Sessions, se alguém tentasse entrar ilegalmente nos Estados Unidos com uma criança, seria processado e separado do menor, como determina a lei norte-americana.

Uma reportagem do jornal The New York Times, publicada em abril, revelou que mais de 700 crianças foram retiradas de adultos que alegavam ser pais dos menores, desde outubro do ano passado. O número inclui mais de 100 crianças com menos de 4 anos.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias