Economia

Trump critica dólar forte e proposta de reforma tributária de republicanos

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, quebrou uma tradição dos presidentes do país e comentou sobre o patamar do dólar, que disse estar “muito forte”, e também criticou uma iniciativa de congressistas republicanos para baixar os tributos para as empresas e que surge como uma alternativa à sua proposta de taxar importações.

Em uma entrevista ao Wall Street Journal, o presidente reclamou do câmbio do dólar, o que em parte seria causado por uma desvalorização proposital do yuan pela China. “Nossas companhias não podem competir com eles agora porque nossa moeda está muito forte. E está nos matando todos”, disse.

Trump também minimizou os esforços das autoridades para dar suporte à moeda, afirmando que elas acontecem apenas “porque eles não querem que fiquemos bravos com eles”.

O republicano também dirigiu suas críticas aos congressistas de seu partido, que propuseram uma medida para elevar tarifas para importações e isentar exportações das empresas. A proposta, conhecida como ajuste de fronteira, foi refutada por Trump, que a considera “muito complicada”.

“Toda vez que eu ouço sobre ajuste de fronteira, eu não gosto”, afirmou o presidente eleito. “Porque em geral significa que vamos nos ajustar a um negócio ruim. É o que vai acontecer.”

A medida também gera protestos entre empresas como refinadoras e varejistas, cuja importação é o centro do negócio. Para elas, tal proposta elevaria demasiadamente a tributação sobre seu negócio. Fonte: Dow Jones Newswires.

Veja também

+ Cantora MC Venenosa morre aos 32 anos e família pede ajuda para realizar velório
+ Homem salva cachorro da boca de crocodilo na Flórida
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Cirurgia íntima: quanto custa e como funciona
+ Idoso morre após dormir ao volante e capotar veículo em Douradoquara; neto ficou ferido
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

Tópicos

dólar EUA Trump