WASHINGTON, 27 FEV (ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta quinta-feira (27) que seu governo passará a cobrar tarifas de 25% de importações do México e do Canadá e uma alíquota adicional de 10% contra mercadorias da China a partir de 4 de março.
O chefe de Estado americano, que já tinha anunciado as sobretaxas contra os dois países vizinhos no início de fevereiro, mas recuou diante das promessas dos governos canadense e mexicano de combater o tráfico de drogas na fronteira, afirmou agora que entorpecentes continuam entrando nos EUA “em níveis muito altos e inaceitáveis”.
“Uma grande porcentagem dessas drogas, muitas delas na forma de fentanil, é fabricada e fornecida pela China. Mais de 100 mil pessoas morreram no ano passado devido à distribuição desses venenos perigosos e altamente viciantes”, escreveu o presidente em sua rede social, a Truth.
“As famílias das vítimas ficam devastadas e, em muitos casos, praticamente destruídas. Não podemos permitir que esse flagelo continue prejudicando os EUA e, portanto, até que ele pare ou seja seriamente limitado, as tarifas programadas para entrar em vigor em 4 de março vão, de fato, começar a valer conforme o planejado”, acrescentou.
Segundo Trump, também será cobrada da China “uma tarifa adicional de 10% a partir da mesma data”. Já as alíquotas recíprocas contra importações do mundo todo entram em vigor em 2 de abril.
Na última quarta-feira (26), o republicano também confirmou que estabelecerá em breve uma sobretaxa alfandegária de 25% sobre produtos da União Europeia. (ANSA).