A juíza federal Aileen Cannon realiza nesta quinta-feira (14) uma audiência no estado da Flórida sobre o pedido do ex-presidente americano Donald Trump para rejeitar a acusação de mau uso de documentos confidenciais e tentativa de obstrução da Justiça.

Trump, que liderará os republicanos nas eleições de novembro, chegou pela manhã ao tribunal de Fort Pierce, cerca de 200 quilômetros a norte de Miami (sudeste).

Os advogados do ex-presidente (2017-2021) afirmam que ele tinha o direito de manter documentos confidenciais quando saiu da Casa Branca com destino à sua mansão na Flórida, em Mar-a-Lago.

Para a acusação, o magnata “não tinha autorização para manter os documentos confidenciais” e que esses arquivos eram “presidenciais, não pessoais”.

Em junho, o ex-presidente, de 77 anos, declarou-se inocente das acusações de retenção ilegal de informações de defesa nacional, conspiração para obstruir o trabalho judicial e falso testemunho.

A acusação alega que Trump manteve os arquivos confidenciais – que incluíam registros do Pentágono, da agência federal CIA e da Agência de Segurança Nacional (NSA) – sem segurança especial em sua casa em Mar-a-Lago e dificultou os esforços oficiais para recuperá-los.

gma/llu/jc/yr