Trump chama ação contra Bolsonaro de ‘execução política’

SÃO PAULO, 14 AGO (ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (14) que o Brasil é um “parceiro comercial horrível” e classificou o processo contra o ex-mandatário Jair Bolsonaro como uma “execução política”.   

Em declaração a jornalistas na Casa Branca, o republicano foi questionado sobre as tarifas aplicadas a países da América Latina e à aproximação deles com o governo chinês e voltou a atacar o Brasil, enfatizando que não está preocupado.   

“O Brasil tem sido um péssimo parceiro comercial em termos de tarifas ? como você sabe, eles nos cobram tarifas enormes, muito, muito maiores do que as que nós cobramos, e, basicamente, nós nem estávamos cobrando nada”, afirmou.   

Segundo Trump, os brasileiros cobram “tarifas enormes e tornaram tudo muito difícil de fazer”. “Então, agora estão sendo cobrados 50% de tarifas, e não estão felizes, mas é assim que funciona”.   

“Eles nos trataram mal como parceiros comerciais por muitos, muitos anos, um dos piores, um dos piores países do mundo ? acrescentou.   

Durante a conversa, o republicano também voltou a apoiar Bolsonaro, que está em prisão domiciliar por ordem do ministro Alexandre Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), desde o último dia 4 de agosto.   

“O Brasil tem algumas leis muito ruins acontecendo… Quando eles pegam um presidente e eles o colocam na prisão ou estão tentando prendê-lo. Eu conheço esse homem e vou lhe dizer ? eu sou bom em avaliar pessoas: acho que ele é um homem honesto”, enfatizou ele sobre Bolsonaro.   

Para Trump, o processo contra o ex-presidente do Brasil “é realmente uma execução política que estão tentando fazer”.   

(ANSA).