WASHINGTON, 31 JUL (ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou seu perfil no Truth para anunciar na noite de quarta-feira (30) um acordo comercial “completo” com a Coreia do Sul, que inclui tarifas unilaterais de 15% para Seul, abertura do mercado do país asiático a produtos americanos e US$ 350 bilhões de investimentos sul coreanos “controlados” por Washington e “selecionados” pelo mandatário.
“Além disso, a Coreia do Sul comprará US$ 100 bilhões de gás natural e de outros produtos energéticos, concordando ainda em enviar uma grande quantia para fins de investimento”, celebrou Trump.
Segundo o republicano, o valor será anunciado nos próximos 15 dias, quando a Casa Branca receberá o presidente recém-eleito de Seul, Lee Jae Myung, para um encontro bilateral.
O acordo revela ” que a Coreia do Sul está completamente aberta ao mercado dos EUA, e irá aceitar produtos americanos, incluindo carros, caminhões e produtos agrícolas”, disse Trump, destacando que o país asiático aceitou receber 15% de tarifas na venda de seus produtos, enquanto os de Washington “não serão tarifados”.
“Gostaria de agradecer aos representantes comerciais. Foi uma honra conhecê-los e falar sobre o grande sucesso de seu país”, concluiu o líder dos EUA. (ANSA).