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Trump avalia proibir aplicativo chinês TikTok

Trump avalia proibir aplicativo chinês TikTok

Ilustração de 13 de abril de 2020 da logo do aplicativo TikTok - AFP/Arquivos

O presidente americano, Donald Trump, disse que avalia proibir o aplicativo chinês TikTok, em meio a fortes tensões entre Washington e Pequim.

“É algo que estamos vendo”, disse Trump em entrevista à televisão na terça-feira com a apresentadora Greta Van Susteren.

“É um grande negócio. Veja, o que aconteceu com a China com este vírus, o que fizeram com este país e o mundo inteiro é vergonhoso”, disse, limitando-se a afirmar que a proibição é “uma das muitas opções” em estudo contra a China, que acusa de falta de transparência com relação à pandemia.

Suas declarações reforçam às de seu secretário de Estado, Mike Pompeo, que esta semana assegurou que os Estados Unidos “consideram” proibir aplicativos de redes sociais chinesas, inclusive o TikTok, por suspeitar que Pequim os usaria para espionar os usuários.

Nesta quarta, Pompeo disse a jornalistas que o governo americano está avaliando “cada instância” na qual acredita que os dados de seus cidadãos, em seus telefones ou em seus registros de atendimento médico, estejam em risco.

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“Queremos nos assegurar de que o Partido Comunista Chinês não tenha uma forma de acessar facilmente isto”, disse, destacando que se buscará “tomar medidas que preservem ou protejam esta informação”.

Apesar destas ameaças, o TikTok, que nega as acusações de Washington, anunciou nesta quarta-feira o lançamento de uma plataforma que permite às pequenas e médias empresas criar clipes publicitários específicos para o app.

Muito popular entre os jovens, graças a vídeos humorísticos, de dança e música, o TikTok pertence ao grupo chinês ByteDance e tem quase um bilhão de usuários em todo o mundo.

A plataforma frequentemente tem tido que se defender de seus vínculos com a China.

“O TikTok é chefiado por um diretor-executivo americano, com centenas de funcionários e diretores (…) aqui nos Estados Unidos”, disse um porta-voz do grupo, citado pela agência de notícias Bloomberg.

“Nunca fornecemos dados de usuários ao governo chinês e não o faríamos se nos pedissem”, acrescentou.

Com relação à sua nova plataforma TikTok For Business, o Tik Tok claramente espera que “sua comunidade, conhecida por sua criatividade, inventividade e bom humor” atraia as empresas que buscam um público mais jovem.

Com isto, o TikTok poderia competir com seus maiores concorrentes neste nicho rentável, como Facebook, YouTube e Twitter.

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