Trump avalia 100 dias de seu governo como ‘o melhor da história’

NOVA YORK, 30 ABR (ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, avalia os seus primeiros 100 dias de mandato como “o melhor” da história. No entanto, segundo a imprensa americana, apenas 39% do eleitorado aprova seu atual governo.   

“Estamos aqui para celebrar os primeiros 100 dias de maior sucesso de qualquer administração. E isso é só o início; vocês não viram nada ainda”, falou o mandatário durante comício para apoiadores em Warren, Michigan, na última terça-feira (29).   

“Nestes primeiros 100 dias, fizemos uma mudança profunda em Washington, a maior em 100 anos”, acrescentou Trump, reforçando ainda que ao assumir a Casa Branca em 20 de janeiro de 2025, foi lançada “a era do ouro” no país.   

Em 100 dias, de governo, o republicano já assinou mais de 140 decretos executivos, onde questionou a cidadania americana por direito de nascença, expulsou imigrantes, atacou universidades e escritórios de advocacia, reverteu políticas ambientais, encarregou seu aliado bilionário Elon Musk de realizar grandes cortes no orçamento de órgãos federais e lançou uma ofensiva comercial protecionista contra grande parte do mundo ? antes de revogá-la parcialmente. Como se não bastasse, ainda ameaça anexar o Canadá e a Groenlândia aos EUA e tomar o Canal do Panamá.   

Conforme cita a AFP, as pesquisas de opinião foram unânimes em apontar uma queda particularmente acentuada em seus índices de aprovação, alimentada pela preocupação com o “tarifaço” e seus ataques à ordem institucional.   

Já segundo pesquisa publicada no domingo (27) pelo Washington Post e pela ABC News, apenas 39% dos americanos aprovam a forma como Trump está conduzindo sua presidência. (ANSA).