WASHINGTON, 6 AGO (ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aplicou uma tarifa adicional de 25% contra importações provenientes da Índia, elevando a alíquota sobre as mercadorias do país asiático para 50%.
A taxa é a mesma cobrada do Brasil, parceiro de Nova Délhi no grupo Brics, que tem sido alvo de ataques do republicano por conta dos planos de substituir o dólar nas transações comerciais entre seus membros.
Segundo a Casa Branca, a tarifa adicional é uma forma de punir a Índia por continuar comprando petróleo da Rússia para refinar a matéria-prima e revendê-la no mercado internacional.
“Por consequência, e em conformidade com as leis aplicáveis, os produtos indianos importados no território aduaneiro dos Estados Unidos estarão sujeitos a uma alíquota adicional de 25%”, diz uma ordem executiva de Trump, segundo a emissora CNBC.
Recentemente, o Ministério das Relações Exteriores indiano reagiu aos ataques do presidente americano e alegou que tanto a União Europeia quanto os próprios EUA continuam fazendo comércio com Moscou em setores como combustíveis fósseis, urânio, fertilizantes e produtos químicos.
“A Índia começou a importar [petróleo e gás] da Rússia porque os suprimentos tradicionais foram desviados para a Europa após o início do conflito com a Ucrânia. Naquela época, os Estados Unidos incentivaram ativamente tais importações pela Índia para fortalecer a estabilidade dos mercados globais de energia”, ressalta uma nota divulgada no início da semana. (ANSA).