WASHINGTON, 24 JUN (ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, atacou a Europa na questão do comércio durante uma coletiva de imprensa em Washington nesta quarta-feira (24).   

“A Europa até agora desfruta de uma tremenda vantagem em relação aos Estados Unidos no campo do comércio”, disse o mandatário ao mesmo tempo em que o governo publicou uma lista de possíveis novas tarifas de até US$ 3 bilhões para os produtos “made in Europe”.   

A fala foi dada ao lado do presidente polonês, Andrzej Duda, que faz uma rápida visita de Estado a Trump. O republicano ainda atacou a Alemanha por pagar “bilhões de dólares” por ano para receber energia da Rússia e, segundo Trump, não paga o valor correto para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Os alemães também foram citados em outro ponto, quando o mandatário informou que pretende realocar tropas militares que estão na Alemanha para Varsóvia e que isso “é um sinal muito forte” contra a Rússia.   

Os dois presidentes ainda informaram que estão negociando um acordo para criar uma central nuclear no território polonês.   

(ANSA)