NOVA YORK, 26 SET (ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na última quinta-feira (25) que o acordo para encontrar um novo proprietário para o TikTok no país foi fechado e que a empresa recebeu o aval de seu homólogo da China, Xi Jinping.
A informação foi divulgada após o republicano assinar uma ordem executiva que estabelece que a nova empresa americana do aplicativo de vídeos contará com o suporte da Oracle na proteção do algoritmo da versão local da plataforma.
“Tive ótima conversa com o presidente da China, Xi Jinping”, afirmou o republicano, ao anunciar um entendimento para “salvar” o TikTok de uma proibição de funcionamento no território norte-americano.
Segundo Trump, “os investidores americanos controlarão” a plataforma, e a Oracle “desempenhará um papel importante” na segurança do TikTok.
Expressando sua satisfação com as medidas de segurança implementadas para a plataforma, ele ainda destacou que “todas as opiniões políticas serão tratadas de maneira justa pelo algoritmo do TikTok”.
O republicano revelou ainda que os investidores incluem nomes como Michael Dell e Rupert Murdoch. “Estou feliz que Xi Jinping aceitou o acordo”, afirmou.
Por fim, o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance explicou que a empresa que controlará as operações será avaliada em aproximadamente US$ 14 bilhões. Além disso, contou que houve resistência do lado chinês ao acordo, mas o tratado foi finalmente fechado. (ANSA).