*Reportagem de Gram Slattery

WASHINGTON (Reuters) – O candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que apoia uma iniciativa eleitoral na Flórida que legalizaria o uso recreativo da maconha para adultos com 21 anos ou mais.

+ Trump e Kamala adotam estratégias diametralmente opostas para debate

A declaração, feita na plataforma de rede social Truth Social na noite do último domingo, chega depois de um outro comentário no final de agosto, no qual ele deu a entender que estava aberto à legalização do uso recreativo da maconha no Estado.

O apoio de Trump à iniciativa eleitoral, conhecida como Emenda 3, ocorre apesar de alguns colegas republicanos, incluindo o governador da Flórida, Ron DeSantis, terem se manifestado contra a medida.

O ex-presidente enfrentará a vice-presidente Kamala Harris, a candidata democrata, na eleição presidencial de 5 de novembro. As pesquisas indicam que a disputa está essencialmente empatada.

“Como já declarei anteriormente, acredito que é hora de acabar com prisões desnecessárias e encarceramentos de adultos por causa de pequenas quantidades de maconha para uso pessoal”, escreveu Trump.

“Como floridiano, votarei SIM na Emenda 3 em novembro deste ano.”

Em sua publicação de domingo nas redes sociais, Trump também pareceu apoiar esforços legislativos, em andamento de alguma maneira desde seu mandato na Presidência entre 2017 e 2021, para facilitar que bancos atendam às empresas de cannabis que operam de acordo com as leis estaduais.

“Como presidente, continuaremos a nos concentrar na pesquisa para desbloquear os usos médicos da maconha para uma droga de Tabela 3 e trabalhar com o Congresso para aprovar leis de bom senso, incluindo serviços bancários seguros para empresas autorizadas pelo Estado”, escreveu Trump.