Trump anuncia tarifas de 30% para importações de UE e México

Trump anuncia tarifas de 30% para importações de UE e México

"TrumpPresidente americano afirma que relação comercial com os europeus está "longe de ser recíproca". Bruxelas já havia indicado que poderia retaliar.O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (12/07) novas tarifas de 30% para importações da União Europeia (UE) e do México.

As sobretaxas devem começar a vigorar a partir de 1º de agosto, após semanas de negociações com os aliados comerciais, nas quais não foi possível chegar a um acordo comercial.

Cartas foram enviadas à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e à presidente do México, Claudia Sheinbaum, e foram também postadas pelo presidente americano na sua plataforma Truth Social.

No texto endereçado à presidente da Comissão Europeia, Trump afirma que a carta demonstra a "força e o compromisso" de seu país em manter as relações comerciais com o bloco europeu, apesar dos déficits comerciais registrados pelos EUA.

"Tivemos anos para discutir nossa relação comercial com a União Europeia e concluímos que devemos nos afastar desses déficits comerciais persistentes e prolongados, causados por políticas tarifárias e não tarifárias da União Europeia. Nosso relacionamento tem sido, infelizmente, longe de ser recíproco", alega Trump na carta.

Qual é o histórico da sobretaxas para a UE?

No início de abril, Trump já havia anunciado uma tarifa de importação de 20% sobre todos os produtos fabricados na UE, como parte de um extenso conjunto de sobretaxas direcionadas a países com os quais os EUA registram déficit comercial.

Mas, horas após a entrada em vigor das tarifas, Trump as suspendeu até 9 de julho e adotou uma tarifa padrão de 10%, para acalmar os mercados financeiros e dar tempo para as negociações.

Nas semanas seguintes, Trump expressou frustração com as negociações com a UE, e em maio chegou a dizer que adotaria uma tarifa de 50% sobre todos os produtos da UE importados para os EUA, como couro italianos, queijos franceses e eletrônicos alemães.

Atualmente, a UE já enfrenta tarifas de 50% dos EUA sobre suas exportações de aço e alumínio, 25% sobre carros e peças automotivas e 10% sobre a maioria dos outros produtos.

Altas autoridades em Bruxelas afirmaram que o bloco iria retaliar com contramedidas se nenhum acordo fosse feito com os EUA. Entre as possibilidades, estavam tarifas sobre centenas de produtos americanos, como carne bovina, peças automotivas e aviões da Boeing.

Republicano enviou cartas a 25 nações

Dessa forma, sobe para 25 a lista de notificações enviadas pelo republicano a seus parceiros comerciais desde a segunda-feira passada, anunciando aumento de tarifas. A sobretaxa anunciada para o Brasil, que passou de 10% para 50%, continua sendo a maior delas.

Na mensagem à presidente do México, Claudia Sheinbaum, Trump diz que as taxas foram estipuladas para "lidar com a crise nacional do fentanil".

"Os Estados Unidos impuseram tarifas ao México para lidar com a crise do fentanil da nossa nação, que é causada, em parte, pela falha do México em deter os cartéis, que são compostos pelas pessoas mais desprezíveis que já caminharam sobre a Terra, de despejar essas drogas em nosso país", diz o texto assinado pelo republicano.

md/bl (Reuters, ots)