Trump anuncia tarifa de 10% contra ‘países alinhados ao Brics’

ROMA, 7 JUL (ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou uma tarifa adicional de 10% contra todos os países que se alinharam ao Brics, cuja reunião de líderes termina nesta segunda-feira (7), no Rio de Janeiro.   

O grupo é formado por África do Sul, Arábia Saudita, Brasil, China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Índia, Indonésia, Irã e Rússia e, em uma declaração aprovada no último domingo (6), criticou o “aumento de medidas tarifárias e não tarifárias unilaterais”, uma referência implícita aos EUA, embora sem citá-los nominalmente.   

“Qualquer país que se alinhar às políticas antiamericanas do Brics será cobrado com uma tarifa adicional de 10%. Não haverá exceções a essa política”, escreveu Trump em sua rede social, a Truth.   

O anúncio chega às vésperas da entrada em vigor das chamadas “tarifas recíprocas” divulgadas pelo presidente em abril passado, mas que foram suspensas até 9 de julho.   

“Estou feliz em anunciar que as cartas de tarifas dos Estados Unidos e/ou acordos com vários países de todo o mundo serão entregues a partir de segunda-feira, 7 de julho”, ressaltou o republicano.   

Após a divulgação do tarifaço contra os membros do Brics, a China disse que o grupo não busca “nenhum tipo de confronto” e que as “guerra comerciais não têm vencedores, e o protecionismo não oferece nenhuma porta de saída”.   

Já o porta-voz do governo da Rússia, Dmitry Peskov, afirmou que “a interação no âmbito do Brics nunca foi e nunca será voltada a um país terceiro”. “São países que compartilham abordagens em comum e uma visão de mundo sobre como realizar a cooperação baseada nos próprios interesses”, salientou. (ANSA).