Trump anuncia tarifa adicional de 100% à China

NOVA YORK, 10 OUT (ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (10) que aplicará tarifas adicionais de 100% sobre os produtos da China a partir de novembro.   

Em uma publicação em sua rede social, a Truth Social, o republicano declarou que colocará em ação controles de exportação sobre “qualquer software crítico”.   

“Acabamos de saber que a China adotou uma postura extremamente agressiva em matéria de comércio, enviando uma carta hostil ao mundo, afirmando que vai impor controles generalizados sobre as exportações, praticamente sobre todos os produtos que fabrica, e até sobre alguns que nem sequer são produzidos por ela. Isso atinge todos os países, sem exceção, e é obviamente um plano arquitetado por eles há anos”, escreveu o americano.   

O magnata acrescentou que a medida de Pequim, que irritou Trump por ter endurecido as regras sobre as exportações de terras raras, é algo “absolutamente inédito no comércio internacional” e uma “vergonha moral nas relações com outras nações”.   

A decisão de Trump foi tomada após várias ameaças ao gigante asiático, além de ter dito que não via “razão” para se encontrar com seu homólogo chinês, Xi Jinping, ainda neste mês, à margem de uma cúpula na Coreia do Sul.   

A partir de 1º de novembro, caso não haja novas alterações, as tarifas sobre produtos da China subirão para 130%. No entanto, o republicano deixou aberta a possibilidade de antecipar a aplicação das novas taxas estabelecidas. (ANSA).