NOVA YORK, 22 AGO (ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acompanhado por Gianni Infantino, mandatário da Fifa, anunciou nesta sexta-feira (22) que o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026 acontecerá em 5 de dezembro, no Kennedy Center, em Washington.
O evento em solo americano, previsto para começar a partir das 13h (de Brasília), definirá os componentes das 12 chaves da competição. Apesar do aumento da quantidade de participantes, cada grupo seguirá tendo quatro seleções.
“É uma grande honra. Cada uma das partidas será como um Super Bowl, vai ser o maior e mais complexo evento da história do esporte”, disse Trump, acrescentando que o Mundial gerará US$ 30 bilhões para a economia dos EUA.
Como forma de agradecimento, Infantino entregou ao líder americano o primeiro ingresso para a final da Copa de 2026.
Além dos Estados Unidos, o torneio também acontecerá no México e no Canadá. O megaevento está agendado para começar em 11 de junho e acabar somente em 18 de julho. Em relação aos outros anfitriões, o republicano mencionou que deixou “alguma coisa” para eles.
Washington cumprirá um papel importante no torneio ao sediar o sorteio dos grupos, mas a capital americana não foi selecionada como uma das cidades onde as partidas serão realizadas. Os jogos nos EUA ocorrerão em Los Angeles, Dallas, Boston, Nova York, Kansas, Atlanta, Houston, Miami, Filadélfia, São Francisco e Seattle.
Até o momento, apenas 13 países estão classificadas para a competição: Canadá, México, EUA, Argentina, Equador, Brasil, Japão, Irã, Uzbequistão, Coreia do Sul, Jordânia, Austrália e Nova Zelândia. (ANSA).