Trump anuncia ‘bloqueio total’ contra navios petroleiros da Venezuela

WASHINGTON, 17 DEZ (ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou um bloqueio naval contra navios petroleiros da Venezuela, em mais um degrau da escalada militar americana no Mar do Caribe para tentar derrubar o regime de Nicolás Maduro.   

Em publicação na plataforma Truth Social, o magnata disse que o país latino está “completamente cercado pela maior armada já reunida na história da América do Sul” e permanecerá assim até devolver aos EUA “todo o petróleo, terras e outros bens roubados”.   

“O regime ilegítimo de Maduro está usando o petróleo desses campos roubados para financiar a si mesmo, o narcotráfico, o tráfico de pessoas, assassinatos e sequestros. Portanto, hoje, estou ordenando um bloqueio total e completo de todos os navios petroleiros sancionados que entram e saem da Venezuela”, acrescentou Trump.   

Os EUA já vinham acumulando forças militares no Mar do Caribe desde meados do ano, incluindo o maior porta-aviões do mundo, e executaram mais de 80 pessoas em bombardeios contra barcos venezuelanos supostamente usados para o narcotráfico.   

Além disso, na semana passada, apreenderam um navio de Caracas acusado de contrabandear petróleo iraniano, enquanto Trump disse que o espaço aéreo do país latino deveria ser considerado como “fechado”.   

Em resposta, o governo Maduro descreveu o bloqueio naval anunciado pelos Estados Unidos como uma “ameaça grotesca” e “irracional” voltada a “roubar a riqueza” da Venezuela.   

“A verdadeira intenção sempre foi se apropriar do petróleo, das terras e dos minerais do país por meio de campanhas massivas de mentiras e manipulação”, acrescentou a administração chavista, ressaltando que Caracas “nunca mais será colônia de nenhum império ou potência estrangeira”. (ANSA).