NOVA YORK, 21 FEV (ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (21) o aumento das tarifas globais de 10% para 15%, com efeito imediato.
No Truth, Trump explicou que a medida é voltada a países que “exploraram os EUA por décadas” e que por isto, ele irá elevar as taxas para o nível “permitido e legal de 15%”, referindo-se à Seção 212 da Lei de Comércio de 1974, que permite tarifas globais de até 15%, mas por um período de apenas 150 dias.
“Nos próximos meses, meu governo determinará e emitirá as novas tarifas legalmente permitidas, o que dará continuidade ao nosso extraordinário e bem-sucedido processo de tornar a América grande de novo”, escreveu o republicano, voltando a criticar a decisão da Suprema Corte, que ele chamou de “ridícula, mal redigida e extraordinariamente antiamericana”.
A declaração de Trump chega um dia após a Suprema Corte dos EUA declarar que ele excedeu sua autoridade ao impor tarifas de importação generalizadas contra países no mundo todo, enfraquecendo uma de suas principais bandeiras desde que retornou ao poder há um ano. (ANSA).