Vestido com um colete laranja fluorescente, o ex-presidente e candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, subiu em um caminhão de lixo e afirmou que o ato era em homenagem a Kamala Harris e Joe Biden.

Durante o evento de campanha, na quarta-feira, 30, Trump disse: “O que vocês acham do meu caminhão de lixo? Este caminhão é uma homenagem a Kamala e Joe Biden”.

A polêmica começou com os republicanos após um dos participantes de um comício de Trump em Nova York dizer que Porto Rico é como “uma ilha flutuante de lixo”. Ao comentar o episódio, o presidente Joe Biden afirmou: “O único lixo que vejo flutuando por aí são seus apoiadores. Sua demonização dos latinos é inconcebível e antiamericana”.

Depois, por meio de uma publicação no X, Biden tentou amenizar a situação e explicou que se referia “à retórica odiosa sobre Porto Rico lançada por um apoiador de Trump”.

Porém isso não adiantou e o comentário se tornou um trunfo para Trump e uma pedra no sapato da vice-presidente Kamala Harris. “Joe Biden finalmente disse o que ele e Kamala realmente pensam sobre os nossos apoiadores. Ele os chamou de lixo”, disse Trump em comícios na Carolina do Norte e no Wisconsin.

“Minha resposta para Joe e Kamala é muito simples: você não pode governar os Estados Unidos se não ama os americanos”, disse o republicano, que considera seus apoiadores “o coração e a alma” do país.