Trump ameaça processar BBC por adulterar imagens de seu discurso

LONDRES, 10 NOV (ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou uma carta à TV estatal britânica, BBC, ameaçando processá-la pela edição de duas imagens suas em momentos distintos durante um discurso proferido pelo republicano em 2021.   

O magnata acusa a BBC de adulterar as imagens exibidas em um documentário da série investigativa “Panorama”, de modo a dar “a impressão de que ele teria incitado, de modo explícito, o ataque ao Capitólio em 6 de janeiro do mesmo ano”.   

No domingo (9), Trump chamou os envolvidos de “jornalistas corruptos”, acrescentando que “são pessoas muito desonestas que tentaram interferir no resultado de uma eleição presidencial”.   

Já nesta segunda-feira (10), a emissora, que confirmou o recebimento da carta, pediu “desculpas pelo erro de julgamento na edição do discurso de Trump em um documentário” em seus canais. O pedido foi feito em nome do presidente da BBC, Samir Shah.   

A mídia também informou que ontem à noite, o diretor-geral, Tim Davie, e a chefe de redação, Deborah Turness, deixaram seus cargos em meio às acusações de adulteração de imagens do discurso do chefe de Estado americano.   

Os dois jornalistas declararam que irão “assumir a responsabilidade” pelo caso.   

Ao mesmo tempo, uma porta-voz do primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, ao ser questionada hoje sobre o incidente, respondeu que a “BBC é [uma mídia] forte e independente”, sendo “vital como antídoto na era da desinformação”.   

No entanto, ela reconheceu a necessidade de “a BBC agir para manter a confiança pública” e “corrigir rapidamente os erros, quando ocorrerem”, visto que “a responsabilidade é um elemento vital de qualquer serviço público de radiodifusão”. (ANSA).