NOVA YORK, 15 AGO (ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que “não ficará feliz” se não for anunciado hoje (15) um cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia durante encontro com seu homólogo de Moscou, Vladimir Putin, no Alasca. Ele também reforçou que acredita que a conversa “será boa”, mas caso não seja, irá abandonar a reunião.
“Quero uma trégua rápida. Não sei se será hoje, mas não ficarei feliz se não for nesta sexta.” Disse Trump no Air Force One, de acordo com o vídeo postado no X pelo Rapid Response 47, a conta lançada pela Casa Branca no combate a fake news.
O mandatário de Washington, que falará com Putin a partir das 16h de Brasília, acredita que a reunião com o russo “será boa”.
“Mas se não for [boa], irei abandonar a cúpula e voltarei para casa bem rápido”, acrescentou.
Trump também deixou claro que a Europa não lhe está “dizendo o que fazer” no encontro com Putin, mas que “obviamente estará envolvida no processo, assim como [o presidente da Ucrânia, Volodymyr] Zelensky”.
Já o Kremlin disse que para que haja “a possibilidade de discutir” uma cúpula trilateral com os EUA e a Ucrânia, “a conversa entre Putin e Trump deverá ser frutífera o suficiente”.
(ANSA).