Trump ameaça 2º ataque à Venezuela se nova liderança não cumprir exigências

ROMA, 5 JAN (ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que está disposto a ordenar um segundo ataque à Venezuela caso as autoridades em Caracas não atendam às exigências feitas por Washington.   

A declaração foi dada a jornalistas a bordo do avião presidencial, o Air Force One, no último domingo (4), após Delcy Rodríguez ser nomeada presidente interina da Venezuela depois da prisão de Nicolás Maduro pelos EUA.   

“Estamos prontos [para um segundo ataque]”, disse Trump, ao ser questionado se, na atual situação política venezuelana ? com Maduro preso nos Estados Unidos e Rodríguez atuando como chefe de governo ?, uma nova ofensiva estaria fora de questão. “Não, não está. Se eles não cumprirem, lançaremos um segundo ataque”, reforçou.   

O presidente norte-americano também comentou a possibilidade de enviar tropas dos EUA para a Venezuela no futuro, inclusive sob a justificativa de uma missão de paz.   

Segundo Trump, essa decisão dependerá dos desdobramentos da crise e “um pouco da nova administração, por assim dizer”.   

Trump ainda reagiu às declarações feitas na véspera por Rodríguez, que em discurso televisionado condenou duramente o ataque americano e classificou a operação contra Maduro como um “sequestro”.   

Para o republicano, o termo utilizado pela líder venezuelana interina “não é apropriado”. (ANSA).