WASHINGTON, 29 JAN (ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou nesta quinta-feira (29) que o espaço aéreo da Venezuela será reaberto para voos comerciais.
De acordo com o republicano, a decisão foi tomada pouco depois de uma conversa com a presidente interina de Caracas, Delcy Rodríguez, mas ainda não há uma data estabelecida.
“Acabei de falar com a presidente da Venezuela e a informei que iremos abrir todo o espaço aéreo comercial. Os cidadãos americanos poderão ir muito em breve à Venezuela e estarão seguros lá”, disse Trump a jornalistas na Casa Branca, em Washington.
A nação havia recomendado que aeronaves comerciais não sobrevoassem o território venezuelano em 29 de novembro, pouco tempo antes da operação militar dos EUA que capturou o líder chavista Nicolás Maduro, atualmente detido em uma penitenciária de Nova York.
Trump também afirmou aos profissionais da imprensa que as principais empresas petrolíferas americanas estão indo ao país sul-americano para prospectar projetos.
No início desta semana, a administração republicana notificou o Congresso de que estava tomando as primeiras medidas para possivelmente reabrir a embaixada dos EUA na Venezuela, que estava fechada. (ANSA).