Trump afirma que ajudará Ucrânia com garantias de segurança

WASHINGTON, 5 SET (ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (5) que a guerra no leste europeu “é uma vergonha” e afirmou que “ajudará” a Ucrânia com garantias de segurança.   

Em declarações concedidas no Salão Oval da Casa Branca, em Washington, o republicano declarou que deseja “salvar muitas vidas” e ver o fim do conflito entre russos e ucranianos.   

“A guerra na Ucrânia é uma vergonha, eu quero que ela acabe.   

Nós ajudaremos [com garantias de segurança], queremos salvar muitas vidas, então faremos alguma coisa. Os países europeus querem ser os primeiros e desejam ver o fim do conflito”, dISSE.   

O mandatário mencionou que acabou com “sete guerras” e enfatizou sua confiança na possibilidade de se chegar a um acordo em Kiev, embora acreditasse que seria “mais fácil”.   

Ainda sobre assuntos militares, Trump assinou a ordem executiva para mudar o nome do Departamento de Defesa dos Estados Unidos para Departamento de Guerra. A denominação do Pentágono não era trocada desde 1947.   

Minutos depois do anúncio do mandatário, o site do departamento americano foi alterado de “defense.gov” para “war.gov”.   

Entre outros temas discutidos pelo magnata, o presidente anunciou que a cidade de Miami, na Flórida, sediará a cúpula do G20 no próximo ano. Ele acrescentou que “pensará bastante” antes de convidar a Rússia para o encontro. (ANSA).