Trump ameaça Irã: ‘Ou aceitam acordo ou destruiremos usinas e pontes’

Uma nova rodada de negociações entre EUA e Irã está prevista para esta segunda-feira, 20, no Paquistão

O presidente Donald Trump
O presidente Donald Trump Foto: AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou o Irã neste domingo, 19, de ter cometido uma “grave violação” do cessar-fogo de duas semanas e ameaçou destruir infraestruturas no país caso não haja um acordo. A declaração surge em meio a negociações de paz nas quais Teerã, por sua vez, afirma que “apresentaram progressos”, mas um pacto final “ainda está longe de ser alcançado”.

Trump anunciou que uma delegação americana estará no Paquistão na segunda-feira para retomar as negociações com o Irã.

Irã mantém Estreito de Ormuz fechado a 3 dias do fim da trégua com EUA

O que aconteceu

  • Estreito de Ormuz segue fechado, com o Irã exigindo o fim do bloqueio dos EUA a seus portos para reabrir a rota.
  • Donald Trump acusou o Irã de grave violação do cessar-fogo, ameaçando destruir infraestruturas no país.
  • Teerã fala em avanços nas negociações, mas ressaltou que um acordo final ainda está distante.

Em entrevista à ABC, Trump condenou os disparos iranianos contra navios mercantes e de cruzeiro ao se aproximarem do Estreito de Ormuz, o qual voltou a ser fechado novamente no sábado (18). “Ontem, o Irã decidiu abrir fogo no Estreito de Ormuz: uma violação flagrante do nosso acordo de cessar-fogo [de duas semanas]”, falou o republicano, explicando que “muitos dos disparos foram direcionados a um navio francês e a uma embarcação mercante do Reino Unido”.

Em uma mensagem na rede Truth Social, o mandatário americano questionou: “Uma atitude nada amigável, não é mesmo?”, garantindo que haverá um pacto com o Irã “por bem ou por mal”.

Segundo Trump, nesta segunda-feira (20), seus negociadores irão ao Paquistão para uma nova tratativa de trégua.

Quais são as novas ameaças de Trump ao Irã?

O chefe de Estado de Washington prometeu: “Estamos oferecendo um acordo muito justo e razoável; espero que eles [Teerã] aceitem. Se não aceitarem, destruiremos todas as usinas de energia e todas as pontes do Irã”. Ele ainda acrescentou que “chegou o momento de colocar fim na máquina de morte iraniana”, alertando: “CHEGA DE SER BONZINHO!”.

Mais cedo, o presidente do Parlamento do Irã, Mohammad Bagher Ghalibaf, afirmou à TV estatal do país que as negociações com os EUA “apresentaram progressos”, mas um acordo final “ainda está longe de ser alcançado” por haver “muitas divergências” e “pontos-chave não resolvidos”. De acordo com Ghalibaf, os EUA “devem abandonar o unilateralismo e o espírito de imposição nas tratativas de diálogo”.

A trégua de duas semanas entre Irã e EUA, que havia sido estabelecida após Trump recuar e aceitar suspender ataques, chegará ao fim na quarta-feira (22).