O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, pediu nesta quinta-feira a seus compatriotas que o tratem com respeito, após ter sido ameaçado de morte por integrantes do movimento dos “coletes amarelos” na Internet.

Trudeau fez uma visita ao oeste do país para o lançamento extraoficial de sua campanha para a reeleição e lá se encontrou com um pequeno grupo de manifestantes com os emblemáticos coletes utilizados nos protestos que sacodem a França há dois meses.

Membros do grupo, que tem mais de 100 mil seguidores nas redes sociais, questionaram o premier por taxar emissões de dióxido de carbono, promover o multiculturalismo e fomentar a imigração, e muitos publicaram mensagens pedindo a morte de Trudeau.

“O Canadá é um país no qual alentamos as pessoas a expressar seus pontos de vista e suas preocupações. Esta é uma das fortalezas da nossa democracia”, mas é preciso fazer isto de “maneira respeitosa”.

A porta-voz da Polícia Montada do Canadá Michelle Schmidt disse à AFP que considera “muito seriamente todas as ameaças realizadas contra o primeiro-ministro”.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias