O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) decidiu apurar a conduta do juiz Diego Petacci que escreveu o hino do São Paulo Futebol Clube na ata de uma audiência em maio deste ano. O magistrado, que é de Santo André, no ABC Paulista, também teria participado da sessão online do caso com uma camisa do tricolor.
Em nota ao G1, a assessoria de imprensa do TRT confirmou que o Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) contra o magistrado foi aberto em agosto pela Corregedoria Regional do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.
Para o juiz corregedor Sérgio Pinto Martins, relator do processo contra Diego “a conduta do Magistrado requerido configurou procedimento incorreto, agindo com falta de decoro, de compostura e em desacordo com o Código de Ética da Magistratura e com o cumprimento dos deveres do cargo”.
O corregedor sugere à Corregedoria do TRT “que é o caso de aplicação da pena de censura” a Diego. Caso a pena seja aplicada, o juiz “não poderá figurar em lista de promoção por merecimento pelo prazo de um ano, contado da imposição da pena.”
Relembre o caso
Durante a homologação de acordo entre as partes de um processo trabalhista, Diego pediu licença e escreveu o hino do Tricolor no texto.
“Como o processo já havia se resolvido por acordo, com a concordância dos presentes, apenas registrei em ata o hino do São Paulo a título de homenagem. No momento as partes e os advogados até acharam engraçado e não se opuseram ao registro”, explicou o magistrado ao Lance, na época.
Conforme Diego, o ato foi uma homenagem ao São Paulo, que foi campeão paulista ao vencer o Palmeiras por 2 a 0, no Morumbi.