Tropas dos Estados Unidos foram alvo de um ataque na Síria, nesta segunda-feira (23), que não deixou vítimas, informou um funcionário americano, após um grupo confirmar ter lançado drones contra a coalizão internacional que combate o grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

“Um ataque contra as forças americanas e da coalizão ocorreu nesta manhã na Síria. Não houve feridos, nem danos”, afirmou o funcionário da Defesa dos EUA.

A fonte não forneceu detalhes sobre o ataque, mas um grupo que se autodenomina Resistência Islâmica no Iraque afirmou ter lançado drones contra as tropas americanas em Al-Tanf e Al-Malikiya, na Síria, onde os Estados Unidos destacou 900 soldados para combater o EI.

No domingo (22), Washington anunciou o reforço de sua presença militar na região e alertou ao Irã e a organizações armadas próximas à República Islâmica contra qualquer tentativa de prolongar o conflito entre Israel e Hamas no Oriente Médio.

Facções armadas pró-Irã ameaçaram atacar os interesses dos EUA diante do apoio de Washington a Israel desde que o grupo islamita palestino Hamas matou mais de 1.400 pessoas em sua ofensiva em 7 de outubro.

Já os bombardeios em represália israelenses à Faixa de Gaza deixaram mais de 5.000 mortos, de acordo com o Ministério da Saúde do Hamas.

bur-wd/st/erl/ll/yr/mvv