A fabricante de bebidas Ambev afirmou que não espera um impacto negativo na produção em razão do processo de troca do sistema de controle que deve ocorrer nas fábricas de todo o setor de bebidas a partir de dezembro.

“A Ambev informa que a substituição do sistema físico de controle de produção em suas cervejarias, quando ocorrer, será feita da forma escalonada, planejada e sem comprometer a produção”, disse a companhia em nota. “A retirada do atual equipamento não terá qualquer impacto na produção da empresa”, conclui.

O setor de bebidas está testando um novo modelo que poderá substituir o Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe). O Sicobe mede, com uso de equipamentos instalados nas fábricas, as quantidades de bebidas produzidas no País para fins tributários, mas deixa de ser obrigatório a partir do dia 13 de dezembro.

A companhia responsável pelo sistema que utilizado até o momento no Sicobe, a SICPA Brasil, afirma que a retirada dos equipamentos atuais pode ser feita entre os meses de dezembro de 2016 e fevereiro de 2017. A companhia havia alegado em entrevista ao Broadcast (serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado), porém, que o processo de retirada poderia paralisar linhas e afetar a produção.