Tribunal do Texas faz inédita seleção de um júri pelo Zoom

Tribunal do Texas faz inédita seleção de um júri pelo Zoom

Um tribunal do Texas convocou cerca de 30 moradores da região de Dallas a se apresentarem, através de suas webcams, a uma seleção de júri, o primeiro procedimento virtual deste tipo nos Estados Unidos durante a pandemia de coronavírus.

Desde o início da crise da saúde, os tribunais dos EUA passaram a realizar audiências por vídeo ou audioconferência, mas os julgamentos que exigiam júris foram adiados.

No condado de Collin, a cerca de 64 quilômetros de Dallas, a juíza Emily Miskel teve um mês para se preparar para a audiência – que ela acredita ser a primeira no país – e realizar um julgamento virtual “o mais próximo possível de um julgamento presencial”.

“Normalmente, chamaríamos um painel de, tipo, 45 pessoas, e todos eles se sentariam no tribunal”, disse ela. Em vez disso, ela criou duas salas de conferência virtuais no serviço de videoconferência Zoom e transmitiu ao vivo a seleção do júri – uma das primeiras etapas do processo – em seu canal no YouTube.

Apesar de algumas falhas técnicas, Miskel acredita que o processo correu bem. “As poucas coisas que deram errado foram coisas normais que também dão errado em julgamentos presenciais”, disse ela à AFP.

Durante o processo de seleção, Miskel e seu colega Keith Dean usaram os tradicionais trajes pretos dos juízes. Dean disse aos possíveis jurados que “encarassem o júri como um dever”.

“Você não está no júri em casa, mas atendendo ao júri. Acontece que está em casa”, disseram.

O julgamento, um litígio sobre seguros, estava próximo de uma mediação e havia pouco risco, tornando o caso um teste perfeito para futuros julgamentos por júri virtual.

O veredicto do júri neste caso não foi vinculante e, uma vez proferido, ambas as partes puderam chegar a um acordo fora do tribunal.

“Mesmo se tivéssemos um procedimento do júri no tribunal hoje, todos estariam usando máscaras, e seria difícil ouvi-los, compreendê-los e julgar a credibilidade” dos depoimentos e evidências, disse Miskel, sem esconder sua frustração com as diferentes qualidades de conexão.

O tribunal está trabalhando em instalações equipadas com tablets para pessoas que não podem participar virtualmente de casa.