Mundo

Tribunal de Israel determina volta de Eitan Biran à Itália


TEL AVIV, 25 OUT (ANSA) – Um tribunal de Tel Aviv, em Israel, determinou nesta segunda-feira (25) o retorno do menino Eitan Biran, de seis anos de idade, para a Itália.   

Eitan é o único sobrevivente da queda de um teleférico no norte italiano, em maio passado, e está no centro de uma disputa envolvendo suas famílias paterna e materna, ambas israelenses.   

A tragédia matou 14 pessoas, incluindo os pais do menino, seu irmão mais novo e dois bisavós maternos. Após o acidente, a Justiça italiana havia dado a tutela provisória da criança para sua tia paterna, Aya Biran-Nirko, que vive em Pavia, no norte da Itália, mesmo local onde residia a família do garoto.   

Já os parentes maternos tinham permissão para vê-lo duas vezes por semana e se aproveitaram de uma dessas ocasiões para levá-lo para Israel, por meio de um voo privado a partir de Lugano, cidade suíça que fica a menos de uma hora de Milão.   

A família paterna acionou a Justiça israelense, que determinou nesta segunda o retorno de Eitan para a Itália com a tia Aya. “O tribunal não acolheu a tese de que Israel é o local de residência habitual do menor nem a tese de que ele tenha dois locais de habitação”, disse a juíza Iris Ilutovich Segal em sua sentença.   

“Apesar de acolher com satisfação a sentença, acreditamos que não há vencedores nem vencidos. Há apenas Eitan, e a única coisa que pedimos é que ele volte rapidamente para sua casa, seus amigos, sua escola, sua família”, disseram os advogados de Aya Biran, Shmuel Moran e Avi Himi.   

A juíza também determinou que o avô materno do menino, Shmuel Peleg, pague as despesas do processo, que totalizam 70 mil shekels, o equivalente a pouco mais de R$ 120 mil. Peleg e a avó materna de Eitan, Etty, também são investigados pela Justiça italiana por suspeita de sequestro.   

Por meio de um porta-voz, a família Peleg disse estar “determinada a continuar a batalha, de todas as maneiras possíveis, pelo direito de Eitan crescer em Israel, como seus pais desejavam”. (ANSA).   


Saiba mais
+ Morre a atriz Noemi Gerbelli, a diretora Olívia da novela 'Carrossel', aos 68 anos
+ Modelo brasileiro se casa com nove mulheres e vira notícia internacional
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Receita simples e rápida de asinhas de frango com molho picante
+ Conheça o suco que aumenta a longevidade e reduz o colesterol
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Vídeo de jacaré surfando em Floripa viraliza na internet
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais