Mundo

Tribunal da África do Sul mantém pena de prisão de Zuma


ROMA, 17 SET (ANSA) – O Tribunal Constitucional da África do Sul rejeitou nesta sexta-feira (17) o recurso do ex-presidente Jacob Zuma que tentava reverter a pena de prisão de 15 meses por desacato à Corte.   

Zuma recorreu aos juízes constitucionais em julho passado para revogar a sentença, argumentando que era muito severa e que a prisão prejudicaria sua saúde.   

“O pedido de rescisão está descartado”, disse a juíza Sisi Khampepe ao ler a decisão, que incluiu uma ordem para Zuma pagar os custos legais.   

O ex-presidente da África do Sul foi condenado por se recusar a testemunhar perante à comissão de inquérito que investigava casos de corrupção durante o seu mandato, entre 2009 e 2018.   

Usando diversas alegações, ele evitava prestar esclarecimentos sobre os possíveis crimes de favorecimento a empresários durante o período em que esteve na Presidência.   

Um dia após sua prisão, em 7 de julho, distúrbios e saques foram registrados no país e mais de 300 pessoas morreram. O ex-líder de 79 anos, por sua vez, nega qualquer irregularidade e afirma que é vítima de perseguição política. Atualmente, ele está no hospital se recuperando de uma cirurgia para uma doença não revelada e deve cumprir o resto da pena em casa.   

“Obviamente, a fundação está decepcionada com este julgamento”, disse Mzwanele Manyi, porta-voz da Fundação JG Zuma, em reação à decisão judicial. (ANSA)

Saiba mais
+ Mãe de Medina compara Yasmin Brunet a ‘atriz pornô’ e colunista divulga conversa
+ Chamada de atriz pornô, Yasmin Brunet irá processar mãe de Gabriel Medina
+ Mulher divide marido com mãe e irmã mais nova: ‘Quando não estou no clima’
+ Em pose sexy, Cleo Pires afirma: "Amando essa minha bunda grande"
+ Médicos encontram pedaço de cimento em coração de paciente durante cirurgia
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio