Três militares morreram quando o helicóptero em que viajavam caiu em uma região montanhosa do norte do México, dominada pelo mau tempo, informou o governo nesta sexta-feira (13).

O acidente ocorreu na quinta-feira, quando os agentes uniformizados realizavam a transferência de um acampamento em uma zona de difícil acesso no estado de Durango (norte), disse o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, na sua coletiva de imprensa matinal.

“Três militares da Força Aérea perderam a vida (…). Tudo indica que foi um acidente devido ao mau tempo, parece que (o helicóptero) ficou preso em linhas de alta tensão”, explicou.

O estado de Durango compartilha uma área montanhosa com os vizinhos Zacatecas (norte) e Sinaloa (noroeste) e durante décadas foi um feudo de cartéis de drogas, tanto para plantação quanto para o tráfego.

Na área, popularmente conhecida como “Triângulo Dourado”, é frequente a presença de militares realizando operações antidrogas.

Dezenas de navios das Forças Armadas foram danificados ou derrubados por traficantes de drogas durante operações antidrogas desde que uma ofensiva contra os cartéis começou em dezembro de 2006.

sem/tm/aa/yr