Comportamento

Três mil migrantes ainda estão em Ceuta, um mês após crise com o Marrocos

Três mil migrantes ainda estão em Ceuta, um mês após crise com o Marrocos

Migrantes, incluindo menores, em Ceuta, em meio a soldados espanhóis, em 18 de maio de 2021 - AFP


Um mês após a onda migratória sem precedentes para o enclave espanhol de Ceuta, cerca de três mil pessoas ainda se encontram em situação irregular, indicaram nesta quinta-feira (17) as autoridades deste território norte-africano.

“Em Ceuta, estimamos que tenham permanecido três mil pessoas, entre adultos e menores, das doze mil que entraram irregularmente em nossa cidade nos dias 17 e 18 de maio”, disse à imprensa Juan Vivas, chefe do governo local.

Segundo ele, cerca de 830 menores ainda estão em Ceuta.

A maior parte dos migrantes que entraram em Ceuta naqueles dois dias foram rapidamente devolvidos ao Marrocos pelas forças espanholas.

Quem conseguiu ficar encontra-se, em muitos casos, “em absoluta precariedade”, o que supõe “uma situação insustentável”, e que “piora a cada dia”, segundo Vivas.

A autoridade local, portanto, pediu ao governo central que aja “o mais rápido possível, para evitar que o dano seja irreparável”.

Segundo ele, a cidade enfrenta uma “emergência humanitária” e um problema de segurança para seus mais de 80 mil cidadãos.

Nos dias 17 e 18 de maio, o enclave espanhol viu um afluxo incomum de migrantes, a grande maioria marroquinos muito jovens, que aproveitaram a falta de controle policial do lado marroquino e nadaram até Ceuta.

As autoridades marroquinas deixaram passar estes migrantes em represália à decisão da Espanha de acolher num hospital em Logroño (norte) o líder dos independentistas saarauis, Brahim Ghali.

O fluxo de migrantes semeou o pânico em Ceuta, mas também a compaixão por estes jovens que vieram com a ilusão de escapar à pobreza, à fome e ao desemprego no seu Marrocos natal.

Veja também
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ ‘Transo 15 vezes na semana’, diz Eduardo Costa ao revelar tratamento por vício em sexo
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago