Viih Tube, que na segunda-feira, 29, anunciou que está esperando seu segundo filho de Eliezer, revelou aos seus milhares de seguidores nas redes sociais que demorou três meses para engravidar novamente.

“Estamos grávidos de novo! Depois de 3 meses tentando, vimos o positivo! Já estamos com 12 semanas, quando compartilhei a trajetória no começo de abril, contando que desde novembro estávamos tentando, eu já estava gravidinha”, começou Viih Tube, que é mãe da primogênita Lua, de 1 ano.

“Ainda eram poucas semanas para poder contar para vocês, mas quis compartilhar a trajetória mesmo assim até para servir de inspiração para as mamães que estão tentando e passam pela frustração do negativo várias vezes. Descobrimos com 3 semanas, antes da minha menstruação atrasar”.

“Reparem que eu não conseguia nem olhar para o visor, com medo de que fosse mais um negativo, mas o positivo já estava lá. Estamos muito felizes, mamães que estão tentando, acreditem! Uma hora o positivo vem”, finalizou a ex-BBB.

À IstoÉ Gente, a Dra. Mariana Rosário, que é ginecologista, obstetra e mastologista, do hospital Albert Einstein, explicou o que aconteceu para Viih Tube demorar três meses para engravidar. Entenda!

“Três meses de tentativas não são muita coisa, não é uma demora. Geralmente, consideramos um ano de tentativas como um período de investigação, sendo seis meses para pacientes com mais de 40 anos. Pacientes mais jovens podem levar um ano para identificar possíveis dificuldades para engravidar”, inicia a profissional.

Mariana Rosário ainda diz que muitas mulheres, mesmo as mais jovens e com uma reserva ovariana adequada, enfrentam desafios devido ao estilo de vida que levamos. O alto consumo de alimentos ultra-processados, bebidas alcoólicas, tabaco e outras substâncias podem prejudicar significativamente a fertilidade.

“Alimentação desempenha um papel importante. Alimentos como glúten, lactose, açúcar e outros alimentos inflamatórios podem afetar a fertilidade. O uso prolongado de anticoncepcionais também pode ter impacto, assim como a falta de suplementação e nutrientes adequados. A falta de exercício físico também é um fator importante, especialmente entre mulheres mais sedentárias. Muitas vezes, pacientes mais jovens não praticam exercícios físicos regularmente, o que pode influenciar a fertilidade”, ressalta.

“Uma combinação de todos esses fatores que pode resultar em alterações na fertilidade e, consequentemente, atrasos na concepção. Pacientes mais jovens geralmente esperam engravidar logo no próximo ciclo, mas nem sempre isso acontece de imediato. Por isso, é importante investigar possíveis causas e fazer avaliações. Muitas vezes, pacientes jovens não passam por avaliações médicas antes de iniciar as tentativas, presumindo que não tenham problemas. No entanto, algumas alterações podem precisar ser ajustadas previamente”.

A ginecologista e obstetra finaliza alertando que todos os casais precisam se preparar antes da concepção, com a suplementação adequada. “Aqueles que engravidam sem a suplementação prévia de metilfolato, por exemplo, podem ter bebês com deficiências no tubo neural – e esse é só um dos problemas que pode acontecer. Então, antes de engravidar, é preciso ser liberado pelo ginecologista, que já fez um check-up e preparo do casal para que iniciem as tentativas de gravidez de forma segura para a mãe e o bebê.”