Três imigrantes falecidos e outros 29 com vida foram recuperados de uma embarcação perto da costa sul da Espanha, informou a Guarda Costeira neste domingo (13), poucos dias depois de um naufrágio que deixou 50 mortos e desaparecidos.

Um barco da Guarda Costeira resgatou “29 homens norte-africanos” de um bote inflável, que também continha “três corpos sem vida”, disse à AFP um porta-voz do Resgate Marítimo.

A embarcação estava ao sul de Almería, na região da Andaluzia, para onde foram transferidos os imigrantes irregulares e os falecidos, acrescentou o porta-voz.

Isso ocorre duas semanas depois de um barco que transportava migrantes ter naufragado próximo às ilhas Canárias espanholas.

No total, foram resgatadas 27 pessoas e recuperados nove corpos, mas como se estima que o barco transportava cerca de 90 pessoas, os desaparecidos e os supostos mortos são superiores a 50.

Este balanço faz deste evento o mais grave perto das ilhas Canárias, no oceano Atlântico, em três décadas de travessias de migrantes procedentes da África.

A tragédia destaca o grande aumento das chegadas de imigrantes à Espanha, especialmente às ilhas Canárias, por via marítima.

du/an/aa