Trégua em Gaza é ‘um triunfo incrível para Israel e o mundo’, diz Trump

Presidente dos EUA fez um discurso no Parlamento israelense após a libertação dos reféns que estavam com o Hamas

SAUL LOEB / POOL / AFP
Trump discursa em Israel Foto: SAUL LOEB / POOL / AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (13) que o acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza, em vigor desde sexta-feira, é um “triunfo incrível para Israel e o mundo” e agradeceu a mediação dos países árabes para sua concretização. Em um discurso no Parlamento israelense, Trump afirmou que o acordo entre Israel e o movimento islamista palestino Hamas “não é apenas o fim de uma guerra” e sim “o amanhecer histórico de um novo Oriente Médio”.

Trump afirmou ainda que terminou o “longo e doloroso pesadelo” dos dois anos de guerra em Gaza. “De 7 de outubro até esta semana, Israel tem sido um país em guerra, e sofreu dificuldades que apenas um povo orgulhoso e fiel pode suportar”, disse.

+ Hamas liberta os 20 últimos reféns israelenses vivos

“Há anos muitas famílias desta terra não têm um único dia de paz verdadeiro (…) o longo e doloroso pesadelo finalmente terminou”, acrescentou o presidente republicano.

O republicano também instou o povo palestino a se distanciar do “terrorismo e da violência” após o cessar-fogo entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza.

“A escolha para os palestinos não poderia ser mais clara”, disse ele em discurso perante o Parlamento israelense. “É a oportunidade deles de se afastar para sempre do caminho do terrorismo e da violência”.

Presidente ovacionado

Antes de seu discurso, Trump foi ovacionado pelos deputados israelenses. Os aplausos duraram vários minutos no Parlamento, onde Trump foi acompanhado pelo seu enviado especial Steve Witkoff, o seu género Jared Kushner e a sua filha Ivanka.