O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) determinou, em liminar, a remoção de um vídeo do candidato a deputado federal Arthur Weintraub (PMB) por dizer informações falsas sobre o acidente com o avião da Chapecoense, que caiu em 2016 e matou 71 pessoas.

Ex-assessor do presidente Jair Bolsonaro (PL) e irmão de Abraham Weintraub, ex-ministro da Educação, o candidato afirmou no vídeo divulgado nas redes sociais que o avião que transportava a equipe da Chapecoense caiu por sobrepeso.

Arthur diz que a aeronave levava duas toneladas de cocaína, informação que já tinha sido desmentida pelo Ministério Público Federal de Santa Catarina (MPF-SC). Por conta disso, o Ministério Público Eleitoral (MPE), acionou o TRE pedindo a remoção dos vídeos, que acatou o chamado.

Em nota, a Chapecoense também se manifestou sobre as informações falsas divulgadas pelo candidato a deputado federal e afirmou que “lamenta a insensatez do mesmo ao utilizar um fato tão sensível na tentativa de promover uma candidatura”.