O julgamento das duas AIJEs (Ações de Investigação Judicial Eleitoral) contra o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) será retomado nesta quarta-feira, 3, a partir das 14h no TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) e terá transmissão ao vivo por meio do canal no YouTube da Corte.

O senador é alvo de duas ações protocoladas pelo PL e pela Federação Brasileira da Esperança, composta pelo PT, PC do B e PV. Ambas têm teor similar: alegação de prática de caixa dois, abuso de poder econômico, uso indevido de meios de comunicação e contratos irregulares.

Acompanhe:

Para decidir sobre a cassação do mandato do senador, o tribunal reservou sessão até o dia 8 de abril. Caso o TRE-PR tenha um parecer favorável à perda do cargo, Sergio Moro ainda pode recorrer no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Primeiro dia de julgamento

Na segunda-feira, 1°, no primeiro dia de julgamento, o desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza votou contra a cassação por entender que as duas ações não apresentaram provas de irregularidades.

O desembargador destacou que as despesas de eventos realizados por Sergio Moro em outros estados, durante a pré-campanha à presidência da República, foram consideradas como pré-campanha ao Senado pelos agentes das ações.

“Todas as despesas realizadas pelos investigados quando filiados ao Podemos devem ser vistas sob o viés da pré-campanha presidencial e seus limites. E nelas não se vê nada de relevante a ponto de revelar gasto excessivo ou abuso de poder econômico, porque realizadas para uma eventual e frustrada candidatura à Presidente da República”, disse.

Então o desembargador classificou como “frágeis” as provas apresentadas pela acusação durante o processo.

O segundo desembargador a votar, José Rodrigo Sade, pediu vista (mais tempo para análise do caso), que retorna nesta quarta-feira.